Colaboradores da Enel Green Power reformam creche em comunidade de Petrópolis

15/04/2019 15:30

A área de Suporte Operacional e Performance (SO&P) da Enel Green Power Brasil realizou, de 19 a 21 de março, o encontro nacional da área. O evento contou ainda com a presença das áreas convidadas de Operação e Manutenção de Solar, Hidro e Eólica; Serviços Técnicos, Centro de Operação da Geração (COG), Digital Hub, Engenharia e Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

 

No total, 42 pessoas participaram dos três dias de atividades no Hotel Caminho Real, em Petrópolis (RJ). No primeiro dia, os colaboradores acompanharam palestras sobre as principais diretrizes estratégicas de 2019. Mas o grande destaque da semana ficou por conta da atividade de team builbuing aliada ao voluntariado realizada no Centro de Educação Integral Castelo São Manoel, no bairro de Corrêas, no município de Petropólis (RJ).

 

Existente desde 2006, a instituição trabalha com reforço escolar e atividades educacionais, atendendo 120 crianças de 1 a 5 anos. Com formato de creche, ela é essencial no cotidiano da comunidade de Corrêas, abrigando as crianças enquanto seus familiares trabalham durante o dia.

 

O centro de educação integral é mantido pela prefeitura municipal, mas os recursos escassos cobrem apenas necessidades básicas, como alimentação e salário dos professores. Por isso, a estrutura do Castelo São Manoel estava precária e não oferecia um ambiente educacional adequado aos alunos.

 

A escola foi indicada pela área de Sustentabilidade por um pedido da área de SO&P, que gostaria de promover uma ação de voluntariado no seu team building. Em parceria com a Rede do Bem, o primeiro movimento de auxílio à escola foi a realização de uma campanha de doação de produtos entre os colaboradores da EGP.

 

No período de 15 a 18 de março, foram coletados eletrodomésticos, utensílios de cozinha, produtos de higiene e de limpeza, material escolar e brinquedos. A meta era que os participantes do Encontro SO&P 2019 arrecadassem pelo menos 70% das doações mas, em apenas dois dias de campanha, chegaram à marca de 90%.

 

Mãos à obra 

Já no Encontro, no dia 19, foi proposto o grande desafio de reformar a estrutura da instituição. Para isso, foram feitas oficinas para capacitar os participantes do evento em atividades como pintura, horta e reforma de mobiliário. Em seguida, eles se dividiram em grupos para cada função exigida.

 

Pintura interna e externa, construção de quadra, plantação de horta, troca de lâmpadas para modelos led mais econômicas e reforma dos brinquedos e mobiliários foram algumas das ações conduzidas pelos grupos. Enfrentando forte chuva, os colaboradores seguiram todo o planejamento e foram além do que havia sido proposto, pintando portões, grades e deixando ilustrações no muro da escola, por exemplo.

 

“As pessoas foram incansáveis, foram além dos seus limites físicos e estavam completamente conectadas com o propósito de ajudar as 120 crianças. Foi muito bonito ver todos engajados em um só movimento: nossa energia para o bem”, diz a gerente de SO&P Patrícia Dalcol. No dia 21, as doações e a nova escola foram entregues às crianças e professoras da Castelo São Manoel, que receberam o local com alegria e muita emoção. Em agradecimento, as educadoras cantaram para os voluntários a canção Trem Bala, da dupla Anavitória.

 

"Desenvolvemos um trabalho que a princípio parecia impossível por uma série de variáveis, mas com esforço em equipe e um objetivo em comum, conseguimos um resultado muito além do que acreditávamos”, declara o gerente de Manutenção Eólica Ricardo Grumbach, cliente da área de SO&P que atuou como líder da dinâmica. “Ver o resultado final da creche e, principalmente, a alegria daquelas crianças fez com que o trabalho valesse a pena”.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se